O que é Tireóide?


Vamos esclarecer uma coisa logo no começo, tireóide (ou tiróide) é um órgão e não uma doença. É muito comum ouvir as pessoas dizerem que têm tireóide como se isso fosse um problema de saúde. Ora, tireóide todo mundo tem, isto não quer dizer nada. Dizer que tem tireóide é o mesmo que dizer que tem cérebro, coração, fígado etc... Para haver algum significado é preciso dizer qual o problema que a tiróide apresenta: hipotireoidismo, hipertireoidismo, câncer de tireóide, nódulo na tireóide, etc...

A tiróide (ou tireóide) é uma glândula em formato de borboleta localizada na base do pescoço, à frente da traquéia. Ela produz dois hormônios chamados de triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia.

Quando a tireóide funciona muito e produz hormônios em excesso, chamamos de hipertireoidismo. Quando funciona pouco ou quando esta foi removida cirurgicamente devido a um tumor, chamamos de hipotireoidismo.

Localização da tiróide

Reforçando o conceito:

- Hipertireoidismo = produção exagerada de hormônios tireoidianos
- Hipotireoidismo = produção insuficiente de hormônios tireoidianos

A falta de hormônios tireoidianos ou hipotireoidismo, diminui nosso metabolismo e causa os seguintes problemas:

Sinais e sintomas do hipotireoidismo

Sinais Físicos
Os sintomas começam paulatinamente, no início com aumento do peso, hipersensibilidade ao frio, pele seca, infiltração pseudoedematosa do rosto e dos membros, cabelo seco e fino, bradicardia e irregularidades do ciclo menstrual.

Em geral, os sinais físicos e psiquiátricos, sobre tudo se o hipotireoidismo é diagnosticado precocemente, melhoram com o tratamento hormonal substitutivo, porém, calcula-se que 10 % dos pacientes continua a apresentar sintomas neuropsiquiátricos residuais.

Em geral, os sintomas do hipotireoidismo são os seguintes:

  • Bócio (papo);
  • Aumento de peso;
  • Cansaço crônico;
  • Depressão, dificuldade de concentração e lapsos de memória;
  • Pele ressecada, cabelos ásperos e quebradiços;
  • Constipação intestinal (prisão de ventre);
  • Anemia ;
  • Dificuldade para engravidar e abortamentos;
  • Inchaço de tornozelos e face;
  • Colesterol elevado;
  • Dor e fraqueza muscular, dores nas juntas.
  • Em casos graves e não tratados: Coma
Proptose - Sinais e sintomas do hipertireoidismo

Já o excesso de hormônios, chamado de hipertireoidismo, causa: do hipertireoidismo

- Aumento do suor
- Intolerância ao calor
- Proptose do olho (olhos esbugalhados)
- Palpitações e arritmias cardíacas

Bócio - Pode ocorrer no hiper e no hipotireoidismo

- Perda de peso
- Aumento da sede e da fome
- Irritabilidade e ansiedade
- Tremores das mãos

O bócio é o aumento de tamanho da tireóide que pode ser notado como um abaulamento na região anterior do pescoço. Pode ocorrer no hipotireoidismo e no hipertireoidismo.



Era um sinal muito comum no início do século XX devido a deficiência de iodo na alimentação (o iodo é um elemento necessário para a formação dos hormônios tireoidianos). A partir da metade do século passado, o iodo foi adicionado ao sal de cozinha e desde então deixou de ser uma causa comum de bócio.

As principais causas de hipotireoidismo e hipertireoidismo são as doenças auto-imunes (aquelas em que o organismo indevidamente produz anticorpos conta ele mesmo), a destacar a doença de Graves no hipertireoidismo e a doença de Hashimoto no hipotireoidismo. A remoção cirúrgica da tireóide, ou a sua destruição por iodo radioativo também são causas comuns de hipotireoidismo.

O diagnóstico, em geral, é feito com analises de sangue, através da dosagem do TSH e do T4 livre. Nos textos sobre hipertireoidismo e hipotireoidismo explicamos com mais detalhes os efeitos do TSH sobre a tiróide.

O tratamento é feito com reposição de hormônios no hipotireoidismo ou com drogas que inibem a produção dos mesmos no hipertireoidismo.


Fonte:
Leia mais:

http://www.endocrino.org.br/tireoide/